Hospital Narciso Ferreira recebe acreditação global de qualidade

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave / 17 set 2018

 

Hospital Narciso Ferreira recebe acreditação global de qualidade pelo Ministério da Saúde - DGS

O Hospital Narciso Ferreira (HNF) obteve o nível BOM através do Modelo Nacional de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde – DGS, a 14 de junho de 2018, tornando-se a primeira Unidade Hospitalar do País a ser acreditada na sua globalidade por este.

O HNF iniciou o processo de Acreditação a 30 de novembro de 2016. Foi uma candidatura voluntária e inserida na expectativa de que todas as unidades de saúde têm de ver avaliadas as suas práticas de Qualidade de acordo com as Normas Nacionais e Internacionais de Qualidade e que dão reconhecimento público às Instituições e aos Profissionais que as cumprem e demonstram.

 

Tem como objetivo principal o reconhecimento público da qualidade atingida nas organizações prestadoras de cuidados de saúde através de um processo de observação e de uma avaliação externa por pares.

 

A acreditação em saúde é considerada uma das “prioridades estratégicas do Ministério da Saúde para o período 2015-2020”, e tem como objetivo principal o reconhecimento público da qualidade atingida nas organizações prestadoras de cuidados de saúde através de um processo de observação e de uma avaliação externa por pares. Certificando, desta forma, que uma unidade de saúde, reúne as condições necessárias para a prestação de cuidados de saúde baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

 

“Promove o empenho voluntário dos profissionais de saúde na melhoria contínua dos cuidados que são prestados ao cidadão, ajudando a consolidar, mais rapidamente, a cultura da qualidade integral no interior dos serviços.”

 

Nas palavras da Direção–Geral da Saúde (DGS), “apesar de não constituir um fim em si mesmo, o processo de acreditação promove o empenho voluntário dos profissionais de saúde na melhoria contínua dos cuidados que são prestados ao cidadão, ajudando a consolidar, mais rapidamente, a cultura da qualidade integral no interior dos serviços. Promover e garantir a qualidade e a melhoria contínua dos serviços de saúde é um imperativo de todos os que dedicam a sua vida profissional ao serviço dos cidadãos que os procuram, para receberem os cuidados globais, integrados e seguros de que necessitam e aos quais têm direito. Por outro lado, o reconhecimento oficial e público da qualidade e das melhorias conseguidas nos serviços prestadores de cuidados acreditados confere aos cidadãos maior confiança no sistema de saúde”.

A acreditação das instituições de saúde teve o seu início em Portugal no ano de 1999 com a criação do Instituto da Qualidade em Saúde (extinto em 2006). Atualmente, a sua aplicação cabe ao Departamento da Qualidade na Saúde da DGS da Saúde que adotou o modelo andaluz da ACSA Internacional (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) como referência. Depois de estudado e analisado nos seus múltiplos aspetos, a DGS conclui ser este modelo de certificação de unidades de saúde totalmente adequado para que pudesse ser adotado pelo Ministério da Saúde português para o Programa Nacional de Acreditação em Saúde.

O Modelo Nacional de Acreditação em Saúde (ACSA Internacional) tem, assim, uma série de vantagens e características próprias:

• É coerente com a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e com os planos e ferramentas de gestão que estão em desenvolvimento tendo em vista a melhoria contínua do Serviço Nacional de Saúde, designadamente a gestão clínica, a gestão por processos, incluindo os processos assistenciais integrados, a gestão por competências e a gestão do conhecimento.

• Tem como referência, entre outros, os diferentes Programas de Saúde, os processos assistenciais integrados, os processos de suporte, os contratos de gestão, as recomendações sobre as melhores práticas clínicas conhecidas, a segurança do utente e dos profissionais e as necessidades e expectativas dos cidadãos.

• Aborda a qualidade de uma forma integral através de processo de certificação direcionado para as diferentes áreas que compõem os cuidados de saúde, nomeadamente: hospitais e centros hospitalares, serviços ou unidades de gestão clínica, unidades funcionais.

• Tem um caráter progressivo, pois identifica os passos que são dados progressivamente até à excelência. Trata-se de um processo dinâmico, contínuo e evolutivo, que reflete não apenas o momento atual de desenvolvimento da qualidade na organização, como o seu potencial de evolução e crescimento.

O processo de acreditação do HNF, que teve o seu início em novembro de 2016, evoluiu por quatro fases: a Candidatura, a Autoavaliação, a Auditoria Externa e o Reconhecimento pelo Ministério da Saúde.

Desde novembro de 2016 todos os profissionais do Hospital foram envolvidos num percurso de trabalho contínuo e persistente, mas necessário para que a Instituição atingisse a certificação nos prazos definidos e em conformidade com as especificações e padrões preestabelecidos (standards) no Manual de Acreditação de Unidades Hospitalares do Ministério da Saúde. 

 

Este percurso deve-se, em grande parte, à motivação dos profissionais da Instituição, persistência, união em torno de objetivos comuns e o apostar nas diferenças existentes entre todos que vão potenciando o crescimento na vertente da Qualidade Global.

 

Podemos dizer que, para nós, este é um percurso lógico, indo de encontro à Visão, Missão e Valores que norteiam o Hospital. Durante estes meses foi-se conseguindo, passo a passo, desenvolver um caminho rumo à Excelência. Este percurso deve-se, em grande parte, à motivação dos profissionais da Instituição, persistência, união em torno de objetivos comuns e o apostar nas diferenças existentes entre todos que vão potenciando o crescimento na vertente da Qualidade Global. Reconhecemos, deste modo, que os profissionais de saúde são os principais e indispensáveis atores da melhoria contínua dos processos que gerem e pelos quais se rege a sua atividade no dia-a-dia da prestação de cuidados ao utente.

Como Responsável Interna do processo de Acreditação do Hospital Narciso Ferreira, vejo reforçada, com a vivência desta experiência, que uma cultura de melhoria contínua implica:

- Motivação para vencer a inércia e a resistência;
- Reciprocidade na confiança entre líderes da mudança;
- Saída da zona de conforto;
- Aceitação das limitações e das falhas;
- Gestão das expectativas e ganhos;
- Partilha de conhecimentos e de experiências;
- Compromisso e trabalho em equipa;
- Persistência e adaptação;
- Monitorização e evidência.

A entrega dos diplomas de certificação às Unidades de Saúde Acreditadas realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, inserida na Conferência Ibero Americana da Qualidade na Saúde. 

A Conferência permitiu, ainda que, através da Sra. Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e o do presidente do Instituto Português da Qualidade, António Mira dos Santos, fosse assinado um protocolo que estabelece as bases de cooperação no domínio da Qualidade. 

A cerimónia foi encerrada com a Sra. Conselheira de Saúde do Governo Autónomo de Andaluzia, Marina Alvarez Benito e o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, a entregarem os diplomas de certificação da qualidade às unidades prestadores de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

A acreditação em saúde representa, assim, o compromisso com as áreas da qualidade assistencial e da segurança dos doentes nas instituições de saúde e mostra o início de um compromisso formal com os cidadãos e com os profissionais.

 

“Esta certificação é uma responsabilidade acrescida, reforçando a qualidade, a segurança, a competência e acima de tudo mais confiança para os cidadãos e profissionais. É importante não defraudar essa confiança”, salientou o Dr. Salazar Coimbra, Administrador Delegado da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e do Hospital Narciso Ferreira.

 

“Esta certificação é uma responsabilidade acrescida, reforçando a qualidade, a segurança, a competência e acima de tudo mais confiança para os cidadãos e profissionais. É importante não defraudar essa confiança”, salientou o Dr. Salazar Coimbra, Administrador Delegado da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e do Hospital Narciso Ferreira.

Ainda acrescenta que “a Qualidade total nunca se atinge. Trata-se de um processo contínuo no qual os profissionais de saúde e as instituições se devem focar, tentando fazer sempre melhor, procurando corrigir os erros e as suas causas.”

Hoje, o resultado é o início de uma nova fase para o Hospital Narciso Ferreira.

Ainda há muito trabalho a fazer, mas o mais importante é manter o empenho e envolvimento de todos, gerado por este processo de melhorar continuamente.

Em nome do Grupo Coordenador da Qualidade, um muito obrigado a todos os profissionais da Instituição!

 

 

Artigo de Opinião de Joana Pinto, responsável interna do processo de Acreditação do Hospital Narciso Ferreira