Desafios de Enfermagem, Refletir no passado para construir o futuro

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave / 18 set 2018

De quem as mãos
trocadas minhas tuas
entrelaçadas nuas
dadas.

Onde é que eu já não sou e tu já és?
Que fronteira de nós?

Não se explica no gesto nem na voz
o ponto onde eu começo e tu acabas.

Rosa Lobato de Faria
In “Poemas Escolhidos e Dispersos”

 

Pode hoje o utente em geral e o leitor em particular imaginar o nosso Hospital forte, saudável e robusto sem a presença marcante da sua inexcedível Equipa de Enfermagem? Certamente que não!

A Enfermagem de hoje, enquanto disciplina, destaca-se claramente como “ciência do cuidar”. Em contexto hospitalar tem como principal objetivo o de restaurar ou maximizar a saúde do utente através de uma assistência integral e transdisciplinar. É uma das poucas profissões na área da Saúde que une em equilíbrio perfeito as dimensões técnica, científica e humana, promovendo a saúde e cuidando simultaneamente do utente quer na prevenção, quer nos vários estádios de doença. Aliam-se a estes três pilares estruturantes em saúde a produção constante de conhecimento científico e inovador em Enfermagem.

O foco de atenção primordial de toda a equipa de Enfermagem, profissionais de referência na instituição, centra-se no desenvolvimento de uma atitude e atividade positiva, proativa e sistemática em prol da melhoria contínua da qualidade de vida do utente e família.

Genericamente os Enfermeiros hoje são responsáveis por:

- Planear, supervisionar e prestar cuidados de enfermagem de elevada qualidade técnica, científica e relacional, de acordo com as necessidades identificadas;

- Monitorar e vigiar a evolução do utente, certificando que todas as necessidades em cuidados de saúde são devidamente acautelados por toda a equipa interdisciplinar;

- Orientar e educar o utente e família, com o intuito de estabelecer segurança e continuidade dos cuidados em ambiente domiciliar;

- Trabalhar em harmonia e devidamente integrada com toda a equipa multidisciplinar;

- Favorecer as boas práticas de cuidar, quer na elaboração de processos, em auditorias e em melhoria/manutenção da qualidade.

Neste cenário, a Enfermagem desempenha, no Hospital Narciso Ferreira, um papel preponderante e fundamental. Cada vez mais os utentes valorizam os nossos Enfermeiros na sua experiência, no seu conhecimento científico e especializado, nas suas habilidades nos cuidados, e no humanismo das suas relações. Estes atributos contribuem de forma significativa também para melhorar o padrão de saúde da população, promovendo-se assim uma assistência integral, efetiva, segura e de verdadeira qualidade.

A Acreditação do Hospital pelo Departamento de Qualidade da DGS, Modelo ACSA e a marca agora obtida, com uma imagem forte, séria e de confiança, não resulta apenas do último ano de trabalho.

Este patamar foi construído com muito esforço e dedicação ao longo dos últimos 30 anos, com contributo inequívoco, resiliente e precioso de todos os seus Enfermeiros. Os de agora e todos os que por cá passaram.

Este caminho percorrido não pode agora estagnar por aqui. Deve encher-nos de orgulho profissional, mas fundamentalmente servir de ponto de partida para novos desafios numa base de melhoria contínua e sistemática dos cuidados prestados. O reforço das competências individuais, a sistematização dos padrões de qualidade e do seu impacto nos processos no Hospital, a melhoria das habilidades de comunicação e relação interpessoal e o desenvolvimento da investigação em enfermagem, estamos convictos que doravante farão parte, do léxico de todos os Enfermeiros do nosso Hospital.

Temos hoje uma equipa motivada e alinhada com os desígnios da Instituição, que consegue ser simultaneamente jovem e experiente, dinâmica, proativa e com sentido de responsabilidade. Irá certamente continuar a envolver-se com sentido de pertença imensurável, não só em todos os projetos e objetivos do Hospital Narciso Ferreira, mas fundamentalmente com sentido de compromisso na idiossincrasia e na Obra da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave. 

 

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Albert Einstein

 

 

Artigo de Opinião de Raul Marques, Enfermeiro do Hospital Narciso Ferreira