Intervenção Social

O Banco de Medicamentos da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave encontra-se integrado no Protocolo celebrado entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, o INFARMED, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. e a União das Misericórdias Portuguesas.

O principal objetivo do Banco de Medicamentos da SCMRA é a disponibilização de medicação às pessoas e/ou famílias em situação de maior fragilidade económica e social, encaminhadas pelas instituições locais ou solicitando diretamente apoio aos serviços.

Os utentes inscritos nesta valência, na sua maioria, beneficiaram ou beneficiam deste recurso conjuntamente com outras respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, como as Cantinas Socias e/ou Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados (PCAAC), atual FEAC.

Desde o momento da implementação deste serviço foram dispensadas cerca de 16 469 unidades de diversos medicamentos, particularmente destinados a doentes crónicos.