Inauguração da obra de ampliação do HNF

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave / 19 dez 2015

Realizou-se, no passado dia 19 de dezembro, a inauguração da obra de ampliação do Hospital Narciso Ferreira que contou com a presença do Sr. Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Dr. Álvaro Almeida, do Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Professor Doutor António Sousa Pereira e do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel de Lemos, o qual presidiu à cerimónia.

Após o descerramento da placa de inauguração, os convidados acompanharam o Dr. Salazar Coimbra, Administrador Delegado, e o Sr. Fernando Guedes, Provedor da SCMRA, na visita ao Hospital, onde todos puderam ficaram a conhecer as novas instalações.

Composto por cinco pisos, e equipado com os mais avançados equipamentos e tecnologia, o novo edifício hospitalar integra a Unidade de Cirurgia, composta por 26 quartos, num total de 58 camas, a Unidade de Medicina Física e Reabilitação, o Bloco Operatório, com três de salas cirúrgicas e estacionamento para 86 automóveis. 

A sessão solene da inauguração, que decorreu no salão nobre da SCMRA e que coincidiu com a formalização de protocolos entre a SCMRA, o ICBAS e a UMP, foi aberta pelo Provedor  da Misericórdia de Riba de Ave, Sr. Fernando Guedes, que anunciou a criação de um Centro de Investigação, Formação e Apoio à Demência, unidade pioneira em Portugal e que terá como missão, avaliar, investigar e ajustar respostas sociais para os diferentes casos clínicos e estádios de demência, respondendo ao facto de doenças como o Alzheimer e Parkinson serem cada mais comuns na nossa sociedade.

Através da parceria formalizada com o ICBAS, será ainda possível a realização de planos de formação e cursos de pós-graduação no domínio das demências. 

A estrutura deverá estar conluída em 2018, estando já a decorrer o projeto de arquitetura. O CIFAD terá como valências uma unidade de diagnóstico precoce, unidade de dia, apoio domiciliário, unidade de média gravidade, unidade de cuidados paliativos, unidade de alojamento temporário e unidade de acompanhamento familiar.

Ao Provedor da SCMRA seguiu-se o Diretor do ICBAS, que sublinhou a relevância deste centro e da parceria, agora formalizada, entre as duas Instituições, referindo que “é um projeto muito importante para nós porque estamos a trabalhar numa zona de fronteira que nos interessa a todos”.

A sessão foi ainda palco de homenagem realizada pela UMP ao Dr. Salazar Coimbra que, pelo seu presidente, Dr. Manuel de Lemos, o condecorou como Benfeitor das Misericórdias Portuguesas, tecendo ainda elogios à SCMRA, ao concelho e ao percurso difícil do HNF, “um verdadeiro caminho de pedras, mas também, repleto de resultados que granjearam, primeiro, a simpatia e a adesão dos que serve, depois a alegria e o bem-estar dos que aqui trabalham, em seguida o exemplo que constituiu para as outras Misericórdias e, finalmente, o respeito, a admiração e a cooperação do Estado”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, associa-se ao elogios lançados à SCMRA referindo que “é impressionante como no dia de hoje em que inauguramos a ampliação do hospital, esta instituição lança um novo desafio, fixa novas metas no horizonte, cria novas ambições”, e acrescentou “nos dias de hoje, fala-se muito em inovação e empreendedorismo social, de que as misericórdias são um excelente exemplo, a demonstrá-lo está a forma como a Misericórdia de Riba de Ave conseguiu chegar aqui”.

Também o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Dr. Álvaro Almeida, elogiou as obras realizadas pela SCMRA e assinalou a importância do acordo de cooperação estabelecido com a Instituição para 2016. O acordo, que ultrapassa oito milhões de euros, compreendre a realização de consultas externas, as especialidades de cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrino, cirurgias em regime de ambulatório e internamento nas mesmas especialidades, realização de exames e tratamentos nas áreas da imagiologia, pneumologia, otorrino, cardiologia, gastro, cirurgia vascular, medicina física e reabilitação, terapia da fala e o serviço de atendimento permanente nos horários em que o Centro de Saúde está encerrado, “enumero tudo isto para que percebam a dimensão do acordo que temos com a Misericórdia e a dimensão do contributo do Hospital Narciso Ferreira para o Serviço Nacional de Saúde”, refere Álvaro Almeida.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de cerca de 150 convidados, entre entidades públicas, privadas, eclesiásticas, forças de segurança, bombeiros, associações locais e Orgãos Sociais, Irmãos e colaboradores da SCMRA.

 

Galeria de Imagens da inauguração da obra de ampliação Hospital Narciso Ferreira