Hospital Narciso Ferreira equipado com novos equipamentos de Imagiologia

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave / 02 set 2019

Hospital Narciso Ferreira equipado com novos equipamentos de Imagiologia

Nos últimos anos, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave tem assumido a responsabilidade de manter atualizados todos os seus equipamentos, nomeadamente no Hospital Narciso Ferreira (HNF) e no Centro Infantil de Pevidém.

Validados pelo Ministério da Saúde-Direção Geral de Saúde no âmbito do processo de acreditação do HNF e de modo a ser dada continuidade ao cumprimento dos critérios de qualidade, a SCM Riba de Ave adquiriu um conjunto de equipamentos de Imagiologia com vista ao reforço da segurança e satisfação dos seus utentes. Os equipamentos foram: 

• Um Ortopantomógrafo;

• Duas salas de Radiologia Convencional;

• Uma Tomografia Axial Computorizada (TAC);

• Uma Ressonância Magnética (disponibilidade prevista para maio de 2020);

• Uma Mamografia Micro-Dose SI.

A opção por equipamentos de aquisição direta de nova geração teve como requisitos a observação e a obtenção de exames de alta qualidade e com o mínimo de radiação absorvida pelo utente. Os equipamentos adquiridos registam no exame realizado todos os parâmetros selecionados para a sua obtenção, bem como a dose absorvida pelo utente.


Ortopantomografia

O equipamento de Ortopantomografia de aquisição direta com a possibilidade de realização de cefalometrias.


Radiologia Convencional

O equipamento da sala de Radiologia Convencional, localizado no Serviço de Atendimento Permanente (SAP), é um equipamento de aquisição direta e de baixa dose, ou seja, permite a obtenção de exames com radiação inferior à dose média aconselhada para cada tipo de exame. 

O equipamento da sala de Radiologia Convencional, localizado na Consulta Externa II, é uma telecomandada de aquisição direta, preparada para a realização de todo o tipo de exames, incluindo digestivos, com e sem contraste. Equipado com um monitor e radiocospia, permite a realização de exames através de intervenção médica, como é o caso da artroscopia do ombro, joelho, cotovelo, histerosalpingografia, entre outros, bem como a realização de exames extra-longos de coluna e membros inferiores com medição.


Tomografia Axial Computorizada 

O equipamento de TAC Revolution EVO, de 32 cortes, permite a realização de todo o tipo de exames com baixa dose, possibilitando estudos da coluna, crânio, músculo esqueléticos, vasculares e dental scan. Devido à sua tecnologia avançada, possui um filtro de às zonas sensíveis à radiação, nomeadamente do olho, tiróide e gónadas. Permite ainda a obtenção de:

• Imagens tridimensionais em todos os exames;

• Estudos de artérias e veias em toda a sua dimensão;

• Estudos com a presença de material cirúrgico, como é caso das próteses;

• A passagem de filmes de entretenimento para exames pediátricos;

• Exames de duração muito curta e muita baixa dose de radiação.


Ressonância Magnética

O equipamento de Ressonância Magnética vai permitir a realização de todos os exames com enfoque para o diagnóstico da síndrome demencial.


Mamografia

Para a obtenção de exames de baixa dose, está também incluído o equipamento de Mamografia Micro Dose SI, um equipamento de aquisição direta que permite a realização de mamografias com uma compressão mais baixa e com a obtenção de imagens de alta qualidade.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave pretende continuar a valorizar os direitos dos cidadãos, preconizados pela Organização Mundial da Saúde e pelo quadro legal português, no que à prestação de cuidados de saúde diz respeito, nomeadamente na qualidade dos serviços, na segurança, no rigor técnico e científico e na satisfação do utente.