Unidade de Cuidados Continuados Integrados

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave está integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e visa prestar cuidados de saúde e de apoio social a pessoas com necessidades de cuidados temporários ou permanentes, independentemente da idade, no âmbito de cuidados de convalescença, média e longa duração.

A UCCI da SCMRA mantém em funcionamento, desde 2006, três unidades de internamento, a Unidade de Convalescença, a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção. Está localizada no piso 1 do edifício da SCMRA e possui espaços físicos e recursos humanos especializados, sendo composta por 41 camas, em quartos duplos, triplos e quádruplos, com instalação sanitária privativa.

São parte integrante da Equipa Multidisciplinar, Médicos, Enfermeiros, Psicólogas, Assistente Social, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala, Nutricionista, Assistentes Administrativos e Auxiliares de Ação Médica, com o objetivo de proporcionar uma intervenção integrada e direcionada ao utente e à família.

O processo de admissão à Rede Nacional de Cuidados Continuados é realizado através da equipa de Gestão de Altas do Hospital de Agudos onde o doente está internado ou da Equipa de Gestão de Altas da Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde), caso se encontre no seu domicílio, que poderá contactar através da indicação do médico de família, enfermeiro ou assistente social.

 

UNIDADE DE CONVALESCENÇA

A Unidade de Convalescença visa o tratamento de doentes com necessidades de reabilitação intensiva, sequentes de internamento hospitalar ou agudização de doença crónica, com previsão de internamento máximo de 30 dias consecutivos.

Destina-se a doentes com dependência e necessidades de recuperação intensiva, sendo que são maioritariamente admitidos na unidade doentes provenientes de serviços de Medicina Interna, de Oncologia, de Cirurgia, de Ortopedia/Traumatologia e Neurologia.

 

UNIDADE DE MÉDIA DURAÇÃO E REABILITAÇÃO

A Unidade de Média Duração e Reabilitação caracteriza-se pela prestação de cuidados de reabilitação e apoio psicosocial a doentes decorrentes de um processo agudo ou descompensação crónica que perderam transitóriamente a sua autonomia.

É destinada a doentes provenientes de outras respostas de Rede, de Instituições de Saúde, de Instituições de Solidariedade e Segurança Social ou do domicílio que necessitam de cuidados de saúde em regime de internamento superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos.

 

UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO

A Unidade de Longa Duração e Manutenção caracteriza-se pelo tratamento de doentes com necessidade de cuidados de reabilitação e manutenção provenientes de outras respostas de rede, de Instituições de Saúde, de Instituições de Solidariedade e Segurança Social ou do domicílio para internamento de cuidados de saúde superior a 90 dias consecutivos.

 

HORÁRIO DE VISITAS

Manhã I 11h00 às 12h30

Tarde I 15h30 às 19h00

 

LOCALIZAÇÃO

A Unidade de Cuidados Continuados encontra-se localizada no piso 1, do Edifício 3 do Hospital.

 

CONTACTOS

Geral

+351 252 900 800 

E-mail

uicc@hnf.pt

 

Para informação mais detalhada, consulte, por favor, a página de apoio ao utente.