Hospital Narciso Ferreira Reconhecido por Programa Mundial de Resposta à COVID-

Santa Casa da Misericórdia de Riba D´Ave / 15 dez 2020

O Hospital Narciso Ferreira, unidade hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Riba D´Ave, foi uma das mais de 100 instituições de 28 países reconhecida pelo programa Beyond the Call of Duty for COVID-19da Federação Internacional Hospitalar pelo seu plano de ação em resposta à COVID-19.

 

O plano Hospital Narciso Ferreira no Combate à COVID-19recebeu o certificado de reconhecimento após uma completa análise por parte de uma comissão de revisão internacional composta por 16 especialistas do setor de saúde.

 

Nas palavras de Salazar Coimbra, Administrador-Delegado da SCM Riba D´Ave, “este é um reconhecimento que nos orgulha pelo trabalho desenvolvido por todos os setores da Misericórdia, nomeadamente os do Hospital Narciso Ferreira. Reconhecer as ações inovadoras implementadas pela Instituição no combate à pandemia COVID-19 é muito gratificante pois, mesmo num ano extremamente atípico, conseguimos manter e reforçar a atenção na valorização dos direitos dos utentes.” Salazar Coimbra aproveitou para salientar todo o investimento que tem sido realizado ao longo dos últimos anos em prol da qualidade dos serviços prestados, recordando a certificação atribuída em junho de 2018 pela Direção-Geral da Saúde que “demonstra o cuidado e a preocupação da Instituição em recorrentemente se adaptar às prementes necessidades que a saúde dos portugueses enfrenta, prestando cuidados de qualidade e reforçando confiança nos utentes que diariamente recorrem aos serviços do Hospital Narciso Ferreira.” 

 

Os hospitais certificados pelo programa Beyond the Call of Duty for COVID-19da Federação Internacional Hospitalar são apresentados no dia 15 de dezembro com a homenagem às instituições e aos profissionais e saúde que diariamente combatem a COVID-19. A lista completa de hospitais pode ser encontrada em https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/

 

O Diretor-Geral da Federação Internacional Hospitalar, Ronald Lavater, referiu que o excelente trabalho desenvolvido em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde. “Uma das motivações para criarmos este programa foi a de destacar a diversidade e a agilidade do setor da saúde em resposta à pandemia COVID-19. A pandemia obrigou os hospitais a desenvolver, a implementar e adotar novos meios de intervenção e muitas dessas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”.

 

O programa Beyond the Call of Duty for COVID-19da Federação Internacional Hospitalar é apoiado pela Cruz Vermelha Japonesa Ashikaga Hospital - Grupo Nikken e pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas.