Política de Qualidade

A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave assume um compromisso de melhoria contínua da qualidade dos serviços centrado no cidadão, como sendo um marco fundamental na atuação de todos profissionais da Instituição.

Pretende definir uma Cultura de Qualidade e Segurança orientada pelos objetivos estratégicos definidos, traduzível na contínua melhoria da qualidade e eficiência dos serviços prestados, envolvendo os utentes, familiares, profissionais e comunidade em geral, no apoio e informação das atividades de gestão, contribuindo para a sua missão na prestação de cuidados de saúde e respostas sociais diferenciadas e humanizados.

A Política de Qualidade e Segurança promove o desenvolvimento de processos e normas de atuação organizacional, e define/sugere as orientações visando a obtenção da melhoria da segurança e do bem-estar do utente, familiares, visitantes e colaboradores da Instituição, de acordo com as necessidades da comunidade onde este está inserida, racionalizando e rentabilizando os recursos disponíveis. Segue as normas das boas práticas clínicas e não clínicas, com vista à redução contínua de riscos e à melhoraria do estado de saúde e qualidade de vida do cidadão em geral.

Concretamente, o Hospital Narciso Ferreira (HNF) pretende ser referência para toda a comunidade, Serviço Nacional de Saúde e outros parceiros, assente nos seguintes princípios:

• Qualidade nos cuidados de saúde;

• Satisfação dos utentes, dos colaboradores e de toda a comunidade envolvente;

• Gestão eficiente dos recursos controlando os gastos e gerindo os desperdícios.

 

Objetivos do Hospital Narciso Ferreira na Melhoria Contínua da Qualidade e Segurança

• Integrar o plano estratégico, missão e valores da instituição.

• Incrementar a organização dos cuidados centrados no cidadão.

• Desenvolver e fomentar a uniformização das boas práticas profissionais e organizacionais assentes nas boas práticas clínicas nacionais e internacionais, de acordo Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde – Departamento da Qualidade na Saúde, 2016.

• Garantir a confidencialidade, privacidade e proteção dos dados pessoais do cidadão.

• Enquadrar os procedimentos de acordo com a legislação e realidade técnico-científica dos Serviços, identificando ainda os requisitos de segurança e proteção ambiental.

• Gerir os recursos de uma forma eficiente, dando prioridade aos investimentos que produzam valor acrescentado, estabelecendo planos de manutenção/controlo e redução de desperdícios.

• Implementar uma gestão dinâmica assente nas especificidades de cada Serviço, através da concretização de objetivos, desenvolvimento de planos de atividade e monitorização permanente dos resultados do desempenho.

• Incrementar a satisfação dos profissionais, fomentado a sua colaboração ativa na melhoria organizacional do Serviço, na definição clara das funções/responsabilidades e no processo comunicacional interno e externo.

• Promover uma cultura de responsabilização, através da implementação de um sistema de avaliação de objetivos de qualidade e da utilização eficiente dos recursos.

• Assegurar a gestão documental do sistema de gestão da qualidade.

• Verificar sistematicamente as práticas através de auditorias internas, clínicas e não clínicas, nomeadamente no que se relaciona com processos e resultados, através de uma monitorização constante.

• Monitorizar e divulgar os indicadores de Qualidade e Segurança do utente, definidos pela instituição visando a melhoria contínua da Qualidade.

• Proporcionar o reconhecimento através da Acreditação pelo Modelo ACSA, adotado pela Direção Geral de Saúde, tanto por parte da comunidade envolvente, como de outras entidades parceiras, bem como o reforço da satisfação dos utentes/familiares, através da promoção de uma Cultura da Qualidade e Segurança focalizada no cidadão/utente e em permanente melhoria.

 

A Politica de Qualidade da Instituição é a premissa de que todos podem contar com serviços com um atendimento cortês, efetivo, seguro, personalizado e atuante. Com um sistema que promove a qualidade contínua dos serviços prestados, dissemina as melhores práticas assistenciais e incentiva as suas equipes interdisciplinares a adotá-las, monitorizando-as constantemente.