Projeto Educativo

Considerando os valores e objetivos da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, consideramos que o projeto educativo do estabelecimento infantil deverá ser suportado por três eixos estruturantes: a criança, a família e a comunidade.

A Criança

Um dos grandes eixos estruturantes do projecto educativo será estimular cada uma das crianças que frequentam o Centro Infantil, possibilitando-lhes explorar e desenvolver, até ao limite, as suas capacidades. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, formando crianças capazes de pensar e de agir autonomamente. Crianças criativas e abertas à inovação, sensíveis às dimensões artísticas, ecológicas e ambientais. Crianças solidárias e tolerantes. Cada criança é única e as suas especificidades deverão ser identificadas, valorizadas e potenciadas através da implementação de projetos que envolvam a educação pela arte, o desporto e pela sensibilização ambiental.

A Família

A família ou adultos prestadores de cuidados às crianças devem ter uma participação ativa nas dinâmicas de funcionamento do Centro Infantil. O envolvimento dos adultos nas atividades é fundamental, pois permite que a intervenção ultrapasse o contexto escolar e tenha impacto na comunidade. Os pais, avós ou outras figuras com vínculos emocionais à criança devem poder participar na vida quotidiana do estabelecimento infantil.

A Comunidade

As crianças vivem integradas numa comunidade que assume um papel fundamental no seu desenvolvimento. Conhecer a realidade do meio social das crianças assume particular relevância, devendo as atividades a desenvolver ter em consideração as especificidades do contexto. Por outro lado, é fundamental que as crianças se aproximem dos contextos onde estão integradas, o que poderá ser possível se forem integrados os diferentes atores locais no projeto educativo da Instituição, criando sinergias e fomentando a partilha e aproximação entre instituições com intervenções distintas no contexto.