Inauguração do CIDIFAD

SCM Riba D´Ave / 17 jan 2024
Com a presença do Sr. Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, realizou-se no dia 15 de janeiro a inauguração do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave para apoio às pessoas com demência, bem como às suas famílias.
Equipada com 92 quartos individuais em unidades residenciais, cuidados paliativos e descanso do cuidador, o CIDIFAD dispõe ainda de uma Unidade de Dia e de um Serviço de Apoio Domiciliário, empregando já mais de cem profissionais, o que reforça os recursos humanos da SCM Riba D´Ave que conta já com 470 funcionários e mais de 200 prestadores.
Nas palavras de Manuel Pizarro, “trata-se de um equipamento exemplar, assente num profundo conhecimento científico e num forte sentido de altruísmo e humanismo”, acrescentando que, face ao rápido envelhecimento da população portuguesa, é necessária uma “mudança rápida que exige um esforço de adaptação àquelas que são as novas necessidades da população, tendo a SCM Riba D´Ave demonstrado que é possível dar uma resposta multidisciplinar a este nível”.
O presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, disse estar “orgulhoso do trabalho feito pela instituição”, sendo o CIDIFAD “uma confirmação da capacidade realizadora da Misericórdia de Riba D´Ave”. Manuel de Lemos reiterou ainda a “complementaridade e não uma concorrência” das Misericórdias com o Serviço Nacional de Saúde, assegurando que o Estado poderá sempre contar com o setor social e solidário.
Em representação do município de Vila Nova de Famalicão, o vice-presidente Ricardo Mendes disse estar também “orgulhoso” por ver sediado no concelho um equipamento dedicado às demências e que representa “o que de melhor se faz na Europa e, talvez, no mundo”.
A cerimónia de inauguração contou ainda com a presença do Sr. Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, que elogiou o projeto que se “foca na pessoa, valorizando-a em todas as dimensões”.
A sessão solene foi concluída com a assinatura de um protocolo para a constituição de uma Unidade de Longa Duração e Manutenção, um acordo para 60 quartos para pessoas referenciadas pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
O dia ficou ainda marcado pela inauguração do Centro de Imagiologia e Diagnóstico Professor Doutor Almeida Pinto, a nova unidade de imagiologia do Hospital Narciso Ferreira e que conta com equipamentos de ressonância magnética, TAC, ecografia, mamografia, ortopantomografia e raio-x.