Misericórdia de Riba de Ave reforça serviços de saúde

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão / 15 fev 2016

"Depois da inauguração, no passado mês de dezembro, da ampliação do Hospital Narciso Ferreira, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave abriu na sexta-feira, a sua nova unidade de ambulatório em gastroenterologia e apresentou o projeto para o futuro Centro de Investigação, Formação e Acompanhamento de Demências (CIFAD), duas respostas que colocam a Misericórdia ribadavense na vanguarda da Península Ibérica a este nível.

A cerimónia contou com as presenças do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, bem como do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos e do vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Ricardo Mendes.

O autarca elogiou o trabalho desenvolvido pela Misericórdia de Riba de Ave, considerando-a “uma instituição dinâmica, empreendedora e com a capacidade constante de renovar e atualizar o seu lugar na sociedade”. E acrescentou: “Hoje em dia, fala-se muito em inovação e empreendedorismo social, e as misericórdias são um excelente exemplo, a demonstrá-lo está a forma como a misericórdia de Riba de Ave conseguiu chegar aqui”.

Segundo Ricardo Mendes, “no concelho de Famalicão, o desenvolvimento local assenta numa rede de parcerias de que fazem parte a autarquia, as instituições sociais, a igreja, as misericórdias, entre outras.”

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde mostrou-se muito satisfeito com as instalações do Hospital de Riba de Ave e garantiu que “o Governo vai continuar a trabalhar com a Santa Casa da Misericórdia” ao abrigo dos vários acordos celebrados, considerando “fundamental este esforço de cooperação”.

A nova unidade de gastroenterologia está instalada na área que acolhia até dezembro os serviços de fisioterapia do Hospital da Misericórdia. Dispõe de duas salas de ambulatório e quatro de recobro, equipadas para a realização de colonoscopias e de endoscopias com sedação e apetrechadas com as mais modernas tecnologias. “Esta será uma unidade de referência no país”, afirmou o administrador delegado da Santa Casa da Misericórdia, Salazar Coimbra.

O responsável revelou ainda que só em termos de diagnóstico foram investidos cerca de 390 mil euros, acrescendo ainda os custos com o material e equipamentos secundários, bem como as obras de remodelação do espaço, não avançando com o valor do investimento total realizado.

Entretanto, aproveitando a presença do representante do Governo, a Misericórdia de Riba d’Ave apresentou o novo Centro de Investigação, Formação e Acompanhamento de Pessoas com Demência (CIFAD). Trata-se de um Centro que será de referência não só no país mas na Península Ibérica, como foi avançado pelos responsáveis. Deverá entrar em funcionamento em 2018 e implicará um investimento de cerca de 13 milhões de euros, numa área de 11 mil metros quadrados."