Lançamento da primeira pedra do CIDIFAD

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave / 26 mai 2017

Com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Professor Doutor Fernando Araújo, realizou-se no passado dia 20 de maio o lançamento da primeira pedra do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), nova valência da SCM Riba de Ave que procurará enfrentar a crescente problemática das doenças neurodegenerativas.

À evolução mundial do síndrome demencial, com particular destaque para o Alzheimer, demência vascular e doença de Parkinson, a SCM Riba de Ave apresenta uma unidade pioneira e um projeto piloto de referência para o país. Isso mesmo salientou o Sr. Secretário de Estado, que presidiu à cerimónia, referindo que “este será seguramente um projeto de referência a nível nacional que enquadra várias vertentes, não só assistencial, que é importante e faltam-nos respostas nesta área no país, mas também de investigação e de formação, sendo disso prova inequívoca a ligação ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar”. Fernando Araújo reiterou ainda a importância do projeto do afirmar que o Governo quer “tirar daqui resultados para depois poder replicar noutros pontos do país. Portanto, será uma experiência-piloto e um local de excelência para testar novos conceitos”.

A unidade, que resulta de um protocolo celebrado com o ICBAS da Universidade do Porto, terá um forte investimento na área da investigação e da formação de profissionais e de cuidadores informais, privilegiando ainda o apoio aos familiares.

Reconhecendo a falta de respostas nesta área, Fernando Araújo adiantou que o Governo está a ultimar a estratégia nacional para o acompanhamento das demências, avançando que “até ao final do mês de junho devemos ter já o relatório da comissão concluído para depois publicá-lo e abrirmos à discussão pública. Em função do relatório tomaremos medidas a curto, médio e longo prazo”. O governante acrescentou que a disseminação das demências tem custos elevadíssimos para o país, referindo que “O envelhecimento da população traz problemas e novas exigências. Não há soluções simples, mas queremos encontrar boas soluções para dar respostas com qualidade às pessoas e aos familiares”.

O evento contou ainda com a presença do Dr. Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Dr. Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Doutor António Sousa Pereira, Diretor do ICBAS, Dra. Sofia Fernandes, Vereadora da Saúde do Município de Vila Nova de Famalicão, entre demais representantes de entidades públicas, privadas, eclesiásticas, forças de segurança, bombeiros, associações locais, órgãos sociais, Irmãos e colaboradores da SCM Riba de Ave.

Localizado num terreno com 43.500m2, anexo ao Hospital Narciso Ferreira, a estrutura será um equipamento transversal com foco na investigação, formação, diagnóstico, unidade de alojamento temporário, internamento, centro de dia, apoio domiciliário e alojamento a familiares.

Como conclusão, Fernando Araújo referiu que “hoje é dia de festa para a Misericórdia de Riba de Ave. Devemos valorizar a capacidade que teve a Misericórdia de pensar neste projeto, de o concretizar e daqui a dois anos o inaugurar, seguramente.”.