Creche

O plano de atividades sociopedagógicas da creche será delineado em função das necessidades específicas de cada criança, sendo para isso realizado uma avaliação do desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social de cada uma delas, realizado por uma equipa multidisciplinar, que inclui o educador de infância e sempre que este considere pertinente incluirá outros técnicos, a saber, psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais.

 

Desenvolvimento Motor

Será fundamental assegurar um ambiente seguro que permita o estímulo do equilíbrio, da motricidade fina e a aquisição dos primeiros movimentos de marcha e coordenação motora; após a aquisição da marcha será introduzida a expressão corporal e atividades psicomotricidade.

 

Desenvolvimento Cognitivo

A intervenção precoce será uma linha orientadora do desenvolvimento de atividades ao nível do desenvolvimento cognitivo, desta forma atividades que permitem o contacto com os sons, as texturas, os cheiros e cores serão fundamentais para a aprendizagem e a estruturação do conceito de objeto. Será importante a iniciação da ludoterapia, musicoterapia, a leitura, o desenho e o jogo pedagógico facilitador não só do desenvolvimento das capacidades cognitivas mas também de interação. A aquisição da fala é um marco muito importante no desenvolvimento da criança, pelo que a intervenção intencional a este nível será fundamental para o desenvolvimento da comunicação e promoção do relacionamento interpessoal. De salientar a importância da intervenção especializada junto das crianças com necessidades especiais o desenvolvimento de sistemas alternativos de comunicação.

Ao nível emocional o desenvolvimento de um ambiente tranquilo, securizante e expressivo do ponto de vista afetivo, permite à criança permanecer na creche sem dificuldade mesmo na fase de integração. A criança quando se afasta das figuras parentais poderá apresentar perturbações emocionais, pelo que se irá disponibilizar acompanhamento psicológico às crianças e pais na fase de integração de forma que esta transição seja o mais tranquila e com o menor impacto possível no equilíbrio emocional da criança. Após este período de transição, serão valorizadas atividades que permitam o desenvolvimento das componentes atenção, concentração, psicomotricidade e controlo emocional.

Ao nível do desenvolvimento pessoal e social o objetivo será o desenvolvimento de competências pessoais e sociais facilitadores da integração das atividades de vida diária como a alimentação, higiene e iniciação de controlo esfíncteres, o contacto interpessoal com outras crianças e adultos, e ambiente exterior. Algumas atividades, centradas na educação pela arte, como a dança, musica e expressão dramática serão fundamentais para o desenvolvimento de competências nestas idades.

A nível da creche existem espaços diferenciados de acordo com as faixas etárias e características desenvolvimentais das crianças:

• Berçário: dirigido a crianças entre os 4 meses e a aquisição da marcha

• Creche: com espaços diferenciados, dirigidos a crianças desde a aquisição da marcha até aos 24 meses e para crianças com mais de 24 meses até à idade de ingresso no pré-escolar.